19 julho 2011

A sabedoria Rasta

     Novamente, depois de não relativamente muito tempo, volto pro blog - peço desculpas, claro por ter deixado ele totalmente baldio e literalmente sem dono. Prometo que não o farei de novo.
     Vamos lá - hoje vou falar sobre uma cultura que eu amo demais - a cultura rasta! Não vou prolongar muito o post, mas vou mostrar praticamente pra vocês, pontos muito interessantes do rastafari!

     Tudo começou, segundo a história, quando a rainha de Sabá, tomando conhecimento da sabedoria e riqueza do rei Salomão (rei de Israel, filho de Davi) foi visitá-lo (citado na Bíblia em I Reis 10. 1 a 13), afim de testar seus conhecimentos - dai surge um romance e o fruto deste ao longo das gerações é o Imperador da Etiópia, Hailé Selassiê, o rei dos reis rasta, a representação divina na terra - o famoso Jah!

    O mais interessante de tudo isto, é o desconhecimento das pessoas a respeito da cultura do querido Bob. O acusam de maconheiro e dizem que as cores (vermelho, amarelo e verde), pregadas por eles são jamaicanas, misturam a África com a Jamaica, uma loucura!
    E o que realmente acontece é que a erva (maconha) era usada como parte da liturgia rasta - é importante frizar que a natureza é sacra para o rastafarismo, por isto, a observação e a convivencia com ela. (Muito legal)
As cores: as cores são da bandeira Etíope, e o grande amor de Bob era a Etiópia. As cores vermelha, verde e amarela, significam respectivamente, o sangue dos mártires, o verde da África e a riqueza africana - dá pra apaixonar! É interessante perceber que além disso tudo, a importancia Etíope no continente africano é gigante - posso arriscar, que a Etiópia é o unico ou um dos unicos pontos de ligação entre a África árabe e África subsaariana. A Etíopia tem uma das maiores reservas de água do continente - o lago Tana. Ele é o responsável pelas cheias do Nilo e pela irrigação do Sudão. Sem contar que a riqueza natural etíope é de deixar qualquer um louco, e as montanhas (principais atrações turísticas de lá) são de imensa importancia pra toda a África! Tem muito mais, mas se eu fosse escrever tudo.....
    Mas daí, vocês podem perceber de que Bob tanto falava, esse amor pela África não era irracional! Tenham certeza, meus caros que meu amor pela África cresce mais a cada dia. Deixo pra vocês, uma música de Bob (uma das melhores) - Buffalo Soldier, em que Bob diz ser um Soldado Búfalo, trazido da África para a América. E pra vocês meus caros, África!


 

7 comentários:

Cristina disse...

Ownn
adorei essa musica barbara cut cut
e o texto tb bem legall eu li sim ta gostei muito
voce podia falar tipo assim sobre as musicas de regge pq agora virei me uma ripiie
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
teLOves

Bárbara disse...

ah brigada Cristina! To morrendo de rir do seu coment.... asdhuasdhuasdhuasdhuashdhasudha
vou postar mais reggae prometo! ashduahsduasduhauashduasd bejos

Mihh disse...

tava sumida heim?

obrigada pela visita!!

bjss

meu facebook:http://www.facebook.com/profile.php?id=100002611878171
meu twitter:http://twitter.com/#!/Milena1099
meus blogs:http://ohmygood-omg.blogspot.com/ http://avidademalu.blogspot.com http://designdesenhos.blogspot.com

Bárbara disse...

Mih! Sorry eu to meio ocupada ultimamente, trabalhando o dia inteiro e estudando a noite.. rs...
mas n vou sumir mais! Prometo! bejos! :DD (brigada pela visita tbem amore)

Rapha disse...

Oi Barbara, que bom que voltou, achei que tinha abandonado pra sempre! hehehe

Nao conheço mto sobre essa cultura, mas agora deu pra entender um pouco a respeito ^^

Beijos
Rapha - Doce Encanto

Bárbara disse...

:D Ah voltei e não abandono mais, Rapha.. Brigada pela visita! Bejos

Joicy disse...

Cacetada de cultura,hein?!
Amei ^^
http://joicy-santos.blogspot.com.br/

Postar um comentário