A ortodoxia ausente do ortodoxo

Provérbios 3:

13 - Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
14 - Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.
15 - Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.
16 - Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra.
17 - Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.
18 - É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.

Há alguns dias li a seguinte frase: “Não se fazem mais hereges como antigamente.”, e infelizmente tive que concordar! O cristianismo teve bons tempos, tempos em que as afirmações acerca da ortodoxia cristã e bíblica era questionada, levantando assim os nossos hereges – dignos, talvez mais que nós, da igreja contemporânea, de ser chamados cristãos!

O Cristianismo refere-se a doutrina de Cristo – O Filho do único e soberano Deus, enviado para trazer-nos a vida eterna. Este que deixou uma doutrina na Terra... Um caminho a ser seguido. Os homens então chamaram esta doutrina de cristianismo. Ea doutrina de Cristo, segundo o cristianismo, está na bíblia. Daí penso que devemos ser ortodoxos em relação à bíblia, se quisermos ser cristãos, logicamente.

O termo “ortodoxia” etimologicamente significa “doutrina” e “reto” do grego, e nos remete a entender que ortodoxia, é seguir retamente a uma doutrina. Então, quando falamos de ortodoxia cristã, falamos da pia e clássica doutrina no cristianismo – A bíblia Sagrada!

Mas como pensar nos chamados “cristãos” atuais, quando vivemos uma cultura que nos ensina a por em prática uma doutrina ortodoxa sem a ortodoxia? O que dantes deveria ser ortodoxo, hoje está banalizado por uma regra, filosofia, ou teologia individual passada à frente, contaminando todo o corpo. O mais impressionante, é quando nos deparamos com os cada vez mais típicos chavões a respeito da palavra e conclusões desestruturadas de textos bíblicos. E claro, não para por aí, não deixando de citar aqueles que nem se dão ao ato de saber ao menos do que trata o cristianismo através da bíblia.

O pior de tudo, é que o corpo de Cristo (toda a igreja cristã na terra), recebe, pratica e apoia a distorção da palavra. E o resultado, é o que vemos hoje:Pessoas sofrendo pela ignorância (“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento” – Is 5.13a.) - uma igreja sem princípios ou com princípios falsos e bases não sólidas, que levam ao enfraquecimento da dela! Isto é mais sério que pensamos.

Uma igreja sem base é como galhos que crescem como se não obtendo toda a seiva e sais minerais do tronco. Estes galhos adoecem e morrem. É como se como membros, não obedecêssemos ao cérebro, por não entendermos o que ele diz, e morreríamos todos.

Mas graças ao bom Deus, somente os verdadeiros cristãos, aqueles que analisam as escrituras, as obedecem, e crescem (consequências do conhecimento), são os que fazem parte da igreja de Cristo. E por mais que a verdade seja dura, ai daqueles que não conhecem a Deus:

Mateus 7:
22 - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demónios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
E conhecer a Deus vem de ouvir a palavra de Deus. – ser ortodoxo.

Provérbios 2:
3 - Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
4 - Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
5 - Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus!
Muito a ser dito!

Existe muita coisa a ser acertada na igreja atual, então, que comece de mim e de você: Pegue sua bíblia, e peça ao Espírito Santo pra ensinar. E lembre-se de Jeremias: abra sua boca. Lembre-se do grande homem Martinho Lutero: ‘‘Não aceite o dilúbrio! Que a igreja acorde!’’.

Vamos viver a verdade! – “A Tua palavra é a verdade!” (Jo 17.17b)

0 comentários:

Postar um comentário