03 março 2011

Kafka - O absurdo

Recentemente encontrei um post com o seguinte comentário a respeito de Franz Kafka:

“Kafka’s true politics, however, and his passage from the real to the more real, lie deeper. He was, in a literal sense, a prophet (…), he was possessed of a fearful premonition, that he saw, to the point of exact detail, the horror gathering."

E pra quem não sabe, este é o meu autor preferido. Tenho estudado sobre sua personalidade. E é por isso que resolvi deixar este post aqui. Pra começar, alguns pontos da vida deste grande é importante entender:

* Teve uma difícil infância, devido aos maus tratos de seu pai e repulsa de parte da família.
* Tinha problemas sociais (como a maioria dos escritores, rs).
* Era tímido e fechado em seu mundo particular, gostava de morar em casas escuras e frias, e escrever madrugada a dentro (E pelo que penso, este foi o motivo do mesmo morrer de tuberculose aos 40 anos).
* Tinha problemas profissionais. Fez direito (fortemente notado em suas obras), mas não queria trabalhar na área.
* Tinha problemas relacionais afetivos - não tendo esposa nem filhos.

Kafka = "corvo" em tcheco

Mas o mais interessante de Kafka, é que esses e outros não citados pontos negativos que construiram sua personalidade e trabalho, fizeram dele "O artista do absurdo". Seu trabalho e linguagem tem um ponto forte voltado àquilo que está obscuro - principalmente pelo fato de não querermos enxergar. Como diz  o texto acima, ele era no sentido literal, um profeta - é o que se revela em "O Processo" (seu romance mais famoso), um livro que se entende Kafka, e não só o livro. Um livro que se entende a si! Um livro que se entende a justiça - divina, humana e ainda mais presos em seus mistérios.
Metamorfose - Kafka
E como disse acima também, em seu trabalho ele revelava uma passagem do real para o mais real. Como em "Metamorfose" (particularmente o livro que mais gosto). É extremamente interessante como ele, Kafka enfrenta seus "demônios" (como ele mesmo disse) e medos e passa da realidade para o mais puro realismo!

Meu principal objetivo neste post, é mostrar a vocês como Franz Kafka é interessante, com sua linguagem realista e ao mesmo tempo densa, ele cativa milhões de leitores!

Quando criança

Casa onde Kafka viveu
Nem precisa falar neah?!
Homenagem a Kafka em Praga (Cidade onde ele nasceu)

Homenagem a Kafka em Praga









Leia a biografia romanceada de Kafka!
Muito interessante - escrita por Jeanette Rozas - amante da literatura de Kafka..







2 comentários:

Mihh disse...

claro q pode me linkar


bjss


avidademalu.blogspot.com

designdesenhos.blogspot.com

Bárbara Emerich Mórtimer disse...

Heey :D
Amo ele também :}
Ele é fodão ao escrever xD

Parceira, coloquei seu banner lá ;D Beijão!

Postar um comentário